Curitiba, Londrina e Maringá estão entre as mil localidades globais mais propícias à instalação de novas empresas inovadoras.
Por Fernanda Nardo
Três cidades do Paraná figuram entre as melhores do mundo para startups segundo o ranking do Startup Ecosystem Index Report 2023 , divulgado nesta terça-feira (30). Curitiba, Londrina e Maringá são apresentadas entre as mil localidades globais com melhor ambiente para a implantação e desenvolvimento de empresas inovadoras. O relatório mundial é elaborado anualmente pelo instituto israelense StartupBlink. Entre as cidades paranaenses, quem lidera é Curitiba, em 140º em nível mundial. O ranking internacional é liderado por São Francisco, nos Estados Unidos. A capital do Estado também aparece na 6ª colocação entre as cidades da América Latina, além de estar na vice-liderança nacional, em ambos os casos liderados por São Paulo. Curitiba é mencionada como o berço de unicórnios – startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão – no Sul do Brasil. De acordo com o secretario de Estado das Cidades e vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel, as iniciativas como o Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, contribuem para o reconhecimento de Curitiba como um bom local para empreendedores.
SONORA
Na 735ª colocação em nível mundial, Maringá aparece como a 18ª melhor cidade do Brasil para startups. Segunda maior cidade do Estado, Londrina é a 779ª melhor cidade do mundo e a 28ª do Brasil para empresas de inovação segundo o ranking.