Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cientista paranaense vence “Oscar do meio ambiente” por projeto de preservação em Foz do Iguaçu 

Por Redação. Publicado em 02/05/2025 às 06:13.

Cientista paranaense vence “Oscar do meio ambiente” por projeto de preservação em Foz do Iguaçu 

Ponte de Guaratuba chega a 50% de conclusão da obra

Três cidades do Paraná tiveram temperaturas médias abaixo da série histórica em abril, segundo Simepar

Com Marinna Prota

Concorrendo com outros 100 conservacionistas, a cientista Yara Barros foi premiada com o Whitley Award, conhecido como “Oscar do meio ambiente”, pelo trabalho que desenvolve pela conservação de onças-pintadas e ararinhas-azuis. 

Atualmente ela é coordenadora-executiva do Projeto Onças do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. O prêmio de 50 mil euros – cerca de R$ 380 mil – recebido por Yara será aplicado na ampliação do monitoramento e proteção das onças e das ações de coexistência entre pessoas e os grandes felinos.

///

A construção da Ponte de Guaratuba chegou à metade da execução no dia 1 de maio. A estrutura é uma das maiores intervenções em execução no Paraná, com investimentos de R$ 386 milhões do Governo do Estado.A previsão é que a obra esteja concluída em abril de 2026.

///

Três cidades tiveram as temperaturas médias mais baixas da série histórica, iniciada em 2018 no Paraná, segundo o Simepar. São elas: Altônia, Laranjeiras do Sul e Loanda. 

Com relação às temperaturas mínimas, praticamente todo o estado seguiu a média histórica. Apenas o Norte dos Campos Gerais, próximo a Telêmaco Borba, ficou cerca de 1,6°C acima do que historicamente é registrado no mês. Foz do Iguaçu e Cascavel ficaram 1,5°C e 1,2°C abaixo da média histórica, respectivamente.