Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quase duas mil pessoas são notificadas por aglomerações em Curitiba

Por Jornalismo. Publicado em 23/08/2021 às 08:39.

Cinco bares e quase duas mil pessoas são notificadas por aglomerações em Curitiba.//

Incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande é controlado.//

Guarapuava prorroga bandeira amarela de restrições, mas emite alerta por aumento de casos de Covid.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


Cinco bares com lotação de pessoas acima do permitido pelo decreto estadual foram fechados entre a noite de sábado e a madrugada de domingo pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana em Curitiba. Cerca de 2 mil pessoas foram dispersadas de aglomerações e duas acabaram encaminhadas para assinatura de Termo Circunstanciado por infringir as medidas sanitárias. As equipes da Polícia Militar e os órgãos municipais abordaram nove estabelecimentos comerciais e lavraram 21 autuações administrativas. Durante a operação, os agentes policiais constataram aglomerações de pessoas em bares e em uma tabacaria. Ao todo, 1.937 pessoas foram dispersadas.

Depois de seis dias, o incêndio que atingia o Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra, no oeste do Paraná, foi controlado. As chamas ainda não foram extintas, mas segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) não há mais risco de propagação do fogo. O Parque é uma Unidade de Conservação que fica na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A área é rodeada pelo Rio Paraná. O último balanço divulgado pela Prefeitura de Guaíra revelou que cerca de 2.200 hectares do parque tinham sido consumidos pelo incêndio.

A Prefeitura de Guarapuava prorrogou, neste domingo, a bandeira amarela para determinar as restrições de combate à pandemia. Apesar disso, a administração municipal emitiu um alerta sobre o aumento no número de casos e mortes por Covid-19 registrado na cidade. Conforme balanço da prefeitura, houve alta de mais de 20% no número de casos confirmados e crescimento de mortes superior a 5% na última semana epidemiológica em comparação com a anterior. Segundo o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, caso a população não cuide, a cidade pode voltar a ter medidas mais restritivas.