Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com 260 casos de H3N2, Sesa confirma transmissão comunitária no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 04/01/2022 às 13:46.

Com 260 casos de H3N2, Sesa confirma transmissão comunitária no Paraná.//

Foz do Iguaçu ganhará mais voos diretos para Rio de Janeiro e Curitiba.//

Pinhais vai pagar auxílio para famílias vítimas da Covid-19.//

Com Jomar Valença

Em uma semana, o Paraná foi de 38 para 262 casos da gripe Influenza A H3N2. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a transmissão já é considerada comunitária, quando não é possível rastrear qual a origem da contaminação. Nos primeiros dias de janeiro a Sesa registrou aumento na procura para atendimento médico por sintomas gripais, em Curitiba e no norte do estado. Na capital, segundo dados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre 20 de dezembro e 2 de janeiro houve aumento de 57,3% no atendimento de pessoas com sintomas respiratórios. Até esta segunda, são 60 casos confirmados da H3N2 em Curitiba. A Sesa reforça que, para combater a contaminação, é necessário que o público mantenha os mesmos cuidados adotados contra a Covid-19, como o uso de máscara, além de aderirem à vacinação.
**
A partir de março, quem viajar de avião entre Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, ou Foz do Iguaçu e Curitiba, terá mais opções de voos diretos. As novas opções serão oferecidas pela companhia aérea Latam e fazem parte de um pacote anunciado pela empresa aos aeroportos arrematados pela CCR em abril do ano passado. Esses aeroportos estão em fase de operação assistida entre Infraero e CCR Aeroportos, como parte do processo de transição. Na tarde desta segunda-feira (3), os bilhetes já estavam disponíveis para consulta no site da companhia, com o preço mais baixo do trecho (ida e volta) na casa dos R$ 550. O Aeroporto Internacional de Curitiba vai passar a receber mais cinco voos diretos, para Belo Horizonte, Londrina, Porto Alegre, Fortaleza e Maringá.
**
A Prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, vai pagar um auxílio temporário para famílias vítimas da Covid-19. O público prioritário são grupos familiares que possuem crianças e adolescentes assistidos pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Serão concedidas três parcelas de R$ 300 reais para famílias que tem na sua composição criança e ou adolescente que teve uma vítima que era responsável pelos meios de subsistência da família; ou que tem participado de serviços da Assistência Social do município ou Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A medida foi aprovada pela lei municipal nº2524, de 22 de dezembro e tem um prazo para entrar em vigor de 90 dias.