Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com 90 mil inscritos, TRE tem novo recorde de mesários voluntários no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 26/10/2020 às 09:00.

Com 90 mil inscritos, TRE tem novo recorde de mesários voluntários no Paraná. // Após dizer que não deixaria de concorrer à Prefeitura de Pontal do Paraná, candidato confirma desistência.// PM fecha festa clandestina com aglomeração em Londrina./// As informações com Juliana Sartori.

Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Noventa mil pessoas se inscreveram para trabalhar como mesários voluntários durante as eleições municipais deste ano no Paraná, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, até este domingo. Ao todo, 115 mil mesários vão atuar em 186 zonas e quase 22 mil seções eleitorais em todo o estado. A marca de 90 mil voluntários é recorde na história do TRE, e as inscrições podem ser feitas no site do tribunal a qualquer momento. Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos que não tenham débitos com a Justiça Eleitoral. Além dos mesários voluntários, o TRE espera 30 mil pessoas para atuarem como colaboradores nos locais de votação. Essas pessoas serão responsáveis por dar informações, ajudar na higienização e no distanciamento por causa do novo coronavírus.

 

A defesa do empresário João Carlos Ribeiro (PSC) protocolou no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, na manhã deste domingo, o pedido de desistência da candidatura dele à Prefeitura de Pontal do Paraná, no litoral do estado. A desistência também foi confirmada pela assessoria de imprensa da campanha do empresário e nas redes sociais. O anúncio foi feito após idas e vindas sobre a desistência do empresário. Na sexta-feira, a assessoria de imprensa da obra do Porto Pontal, que Ribeiro é dono, havia comunicado que o empresário estava desistindo da candidatura. No sábado, Ribeiro publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que não desistiria de sair candidato e que as informações da desistência eram falsas. Na nota publicada neste domingo, o candidato afirma que as razões da desistência são “de caráter absolutamente pessoal, com forte abalo emocional”. O empresário é investigado pela Polícia Federal (PF), suspeito de pagar propina de mais de R$ 1 milhão para obter uma licença ambiental para a instalação de um porto em Pontal do Paraná.

 

A Polícia Militar fechou uma festa clandestina com aglomeração de pessoas na noite de sábado, em Londrina, no norte do Paraná. O caso aconteceu no bairro Bratac. De acordo com a PM, equipes policiais foram até o local após descobrirem que a festa estava sendo divulgada nas redes sociais. Por causa das medidas de prevenção contra o coronavírus, eventos com mais de 150 pessoas estão proibidos na cidade. Segundo a PM, a equipe policial foi recebida a pedradas, garrafadas e tiros no local. Por isso, teria sido necessário aplicar “técnicas de controle de distúrbio civil com granadas e munição de impacto controlado”. No local, os policiais encontraram 26 porções de maconha e seis projéteis de arma de fogo.