Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com a chegada do calor, Paraná registra mais casos de afogamentos

Por Jornalismo. Publicado em 04/11/2019 às 11:26.

Com a chegada do calor, aumentam os casos de afogamentos. Só no último fim de semana foram 21 registros de salvamentos feitos pelo Corpo de Bombeiros.

Foto: AEN

 

 

 

 

 

Desde o início da primavera, com a chegada dos dias mais quentes, o número de afogamentos aumento no Paraná. De 23 de setembro até 4 novembro foram registrados 56 casos em todo o estado, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Ainda 17 pessoas morreram neste período. Segundo o major Leonardo Mendes dos Santos, as estatísticas mostram que em dias de calor e durante os fins de semana ou feriados os afogamentos aumentam. Por isso os bombeiros tem feito um reforço no atendimento.

Somente neste último fim se semana foram três óbitos. Dois no litoral e outra na Lapa, região metropolitana de Curitiba. Em uma das situações um homem, de 37 anos, morreu de parada cardiorrespiratório, após tentar socorrer um grupo de crianças e adolescentes que estavam no mar, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Os municípios de Araucária, Ribeirão do Pinhal e Jaguariaiva também tiveram vítimas por afogamentos. Todas as situações aconteceram em regiões onde não há supervisão de guarda-vidas. Represas, cavas e pedreiras desativadas, por exemplo, não são locais recomendados para banho. Segundo os bombeiros, 80% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas seguissem as orientações de segurança.

O major ainda lembra que caso alguém esteja se afogando o ideal é acionar os bombeiros.

Repórter Alexandra Fernandes