Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com aumento de casos, Hemepar precisa com urgência da doação de plasma de quem já teve Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 20/11/2020 às 08:21.

Com aumento de casos, Hemepar precisa com urgência da doação de plasma de quem já teve Covid-19. // Reunião entre sindicato e governo termina sem acordo sobre PSS para professores no Paraná. // Após 83 dias, Paraná registra maior número de casos confirmados de Covid-19 em 24 horas. ///
As informações com Juliana Sartori.

Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
Com aumento de casos em várias cidades do Paraná, o Hemepar emitiu um alerta que precisa com urgência de doadores recuperados da Covid-19 para doação de plasma hiperimune. Um projeto-piloto permite a utilização de plasma como procedimento experimental no combate ao mesmo coronavírus, causador da Covid-19.  O experimento consiste em utilizar o plasma convalescente (parte líquida do sangue) coletada dos pacientes que se recuperaram da infecção pela doença. A técnica utiliza este material para tratar pessoas que tenham sido contaminadas pelo vírus e estejam no início dos sintomas, ainda no quadro leve. O objetivo é evitar que a doença tenha um agravamento e, em muitos casos, a necessidade de uma transferência para unidade de terapia intensiva. Os estudos começaram a ser desenvolvidos pelo Hemepar em março. É possível agendar a doação nas unidades do Hemepar em Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu e União da Vitória.
Um reunião entre representantes da APP Sindicato e do Governo do Paraná, no fim da tarde desta quinta-feira, terminou sem acordo sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de quatro mil professores temporários. Os profissionais da educação são contra o formato de seleção do processo seletivo, que prevê uma prova escrita como critério de seleção, e a cobrança de inscrição. O encontro ocorreu depois que professores desocuparam o prédio da Assembleia Legislativa do Paraná, no fim da manhã. Deputados da base governista e da oposição também participaram. O governo estadual informou que reabriu o diálogo em respeito ao processo democrático depois da desocupação. Uma nova reunião pode ocorrer nos próximos dias, segundo o governo.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira mais 2.678 casos confirmados e 36 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O número de casos é o maior registro desde 28 de agosto, quando o Estado divulgou 2.866 confirmações e bateu o recorde de casos diários. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma mais de 246 mil casos e 5.775 mortos em decorrência da doença.