Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com calor intenso, Sanepar pede mais redução no consumo de água

Por Jornalismo. Publicado em 02/10/2020 às 09:22.

Com calor intenso, Sanepar pede mais redução no consumo de água. // Polícia Civil combate o tráfico de drogas  em Ponta Grossa e Carambeí. // Campanha “Mulheres na Política” alerta sobre a participação feminina efetiva nas eleições. ///


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A Sanepar fez mais uma alerta ontem, pedindo a redução no consumo de água pela população A empresa lembra que os primeiros dias de outubro repetem o cenário do mês passado: temperaturas elevadas e poucas chuvas. Setembro registrou um déficit de 70% nas precipitações reforçando a estiagem severa que afeta o Paraná, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba. Nesta quinta-feira, a temperatura máxima na capital chegou a 34 graus. A previsão para esta sexta-feira é também de calor excessivo. Esse cenário mantém os mananciais com níveis críticos para o abastecimento, o que pode tornar o rodízio de água ainda mais rigoroso.

Uma operação da Polícia Civil contra suspeitos de tráfico de drogas prendeu oito pessoas em Ponta Grossa e Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta sexta-feira. Segundo a polícia, foram expedidos cinco mandados de prisão e 13 ordens de busca e apreensão. Além dos alvos de mandados de prisão, outras três pessoas foram detidas em flagrante, segundo a Polícia Civil. Também foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha. Os alvos são suspeitos de fazer parte de uma mesma quadrilha que atua no tráfico de cocaína na região. As investigações começaram em julho, após denúncias.

O Ministério Público do Paraná, o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal Regional Eleitoral no Paraná se uniram na campanha “Mulheres na Política”, uma ação conjunta para alertar sobre a participação efetiva da mulher na política e seus amparos legais. Integram a ação uma cartilha e uma série de vídeos sobre o tema, além da assinatura de um acordo entre as instituições participantes. As entidades chamam a atenção para a baixa representatividade feminina. No Paraná, nas Eleições de 2016, dos 399 municípios, 105 não elegeram sequer uma vereadora. Outros 151 escolheram apenas uma.