Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com número de casos instáveis, leitos exclusivos da ala Covid-19 são mantidos na região oeste

Por Jornalismo. Publicado em 13/11/2020 às 09:29.

Com número de casos instáveis, leitos exclusivos da ala Covid-19 são mantidos na região oeste. // Eleitores podem treinar voto em simulação online. // Paranaguá realiza tradicional carreata em homenagem à Padroeira do Paraná.

As informações com Anderson Luis.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A macrorregião oeste do Paraná apresentou instabilidade no número de casos do novo coronavírus nas duas últimas semanas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Por isso, os leitos exclusivos para pacientes com a doença na região estão sendo mantidos. De acordo com a região, a instabilidade se deve principalmente à reabertura da Ponte da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai. De acordo com a Sesa, desde 1º de setembro, mais de 700 leitos das alas Covid-19 foram desativados no Paraná.O principal motivo das desativações é econômico, pois cada leito clínico tem o gasto mensal de R$ 9 mil. Os leitos de UTI custam R$ 24 mil por mês.

Domingo é dia de ir às urnas. Em anos anteriores, os eleitores podiam treinar para o pleito em urnas eletrônicas de teste, que eram instaladas em locais de grande circulação. Desta vez, por causa da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral fez uma série de mudanças, e uma delas foi na simulação de voto, que está disponível em formato online. Quem tiver deficiência visual pode usar a audiodescrição, como numa urna eletrônica real. A simulação está disponível em tse.jus.br/

Além da eleição, domingo também é dia da Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. Na data será realizada a tradicional carreata em homenagem à santa no litoral do estado . Os veículos saem do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, às 6 horas da tarde e seguem em direção à Catedral Diocesana, no centro da cidade. A carreata de retorno ao Santuário é na segunda, às 7 e meia da noite. A carreata foi mantida na edição deste ano, mas, em função da pandemia de Covid-19, as tradicionais procissões ciclísitica, marítima, motociclística e a cavalgada só devem voltar em 2021. Para evitar a aglomeração de pessoas, o evento deste ano conta apenas com a programação religiosa, portanto, sem barracas de comércio ou parque de diversões.