Começa hoje no Paraná a aplicação da vacina de Oxford.// Quase 55% dos estudantes inscritos no Enem no Paraná faltaram no segundo dia de provas.// Aulas nas escolas municipais de Foz do Iguaçu devem voltar no dia 1º de março, diz prefeitura.
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
O Paraná recebeu 86.500 doses da vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, nesse final de semana. O lote chegou ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na noite de sábado.As doses foram importadas da Índia pela Fiocruz, que será responsável pela produção da vacina no Brasil. O lote chegou na sexta-feira ao país e passou por inspeção e rotulagem antes da distribuição. A Secretaria de Estado da Saúde informou que a aplicação das doses da vacina de Oxford começa nesta na segunda-feira no Paraná, já que a distribuição começou e encerrou neste domingo em menos de 8 horas.
O segundo dia de provas do Enem registrou quase 55% de abstenção no Paraná. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que mais de 128mil inscritos não fizeram as provas neste domingo. O Enem foi aplicado em 468 locais de provas distribuídos em 89 municípios paranaenses. Em todo o país, 55,3% do total de candidatos confirmados e esperados para esta edição não compareceram, ou seja, foram mais de 3 milhões de estudantes que faltaram. Este foi o maior índice de abstenção de toda a história do Enem. Segundo o Inep, quem perdeu a prova porque as salas estavam lotadas, por exemplo, deve pedir pela internet a reaplicação do Enem a partir do meio-dia desta segunda-feira. O prazo termina na sexta.
As aulas nas escolas municipais de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, devem ser retomadas no dia 1º de março, segundo informou a Secretaria Municipal de Educação. A data foi definida depois de uma reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. De acordo com a secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva, a pasta preferiu o dia 1º de março, para avaliar como estará a situação da pandemia. No retorno, as aulas devem seguir o modelo híbrido. Ou seja, os alunos serão divididos em grupos e se revezarão entre atividades na escola e em casa. A prefeitura informou ainda que o retorno será a partir das turmas do Infantil 4. Crianças entre zero e três anos continuam com as atividades suspensas. O retorno será facultativo, conforme a gestão municipal.