Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Começo do ano tem alta de 15% nos afogamentos no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 25/01/2022 às 13:51.

Começo do ano tem alta de 15% nos afogamentos no Paraná.//

Polícia investiga maus-tratos contra cavalos em pasto de empresa contratada pela prefeitura de Cambé.//

Asteroide gigante passa perto da Terra nesta terça-feira (18), diz Nasa.//

Informações com Anderson Luís

 

Segundo o Sistema de Registro de Ocorrências e Estatísticas do Corpo de Bombeiros (SysBM), nos primeiros 24 dias de 2022 a corporação já atendeu 290 ocorrências de afogamento em todo o estado, com o registro de nove falecimentos. No ano passado, nesse mesmo período, os bombeiros haviam atendido 252 situações assim, com 19 óbitos. Uma alta de 15% nos afogamentos. Somente no último final de semana foram pelo menos sete ocorrências graves, com o registro de três falecimentos em Cascavel, no oeste, Balsa Nova, RMC e Querência do Norte, no Noroeste.
**
A Polícia Civil está investigando supostos casos de maus-tratos contra cavalos em um pasto de uma empresa contratada pela prefeitura de Cambé, na região norte. A denúncia foi feita por uma zootecnista, que procurou a polícia e o Ministério Público, dizendo que não havia comida e água disponível aos cavalos. Ao todo, seis animais estavam no pasto que fica em Rolândia. A empresa responsável pelos animais recebeu mais de R$ 400 mil durante dois anos para resgatar e cuidar de animais de grande e médio porte. O proprietário da empresa Fal Eventos negou que exista falta de cuidado. A prefeitura de Cambé afirmou que não encontrou irregularidades. Os seis cavalos foram levados para Londrina onde passaram por exames e receberam comida e água. O Ministério Público e a polícia investigam o caso.
**
Um asteroide gigante passará perto da Terra nesta terça-feira (18). Os astrônomos garantem que não há nenhum risco de colisão com o planeta. Segundo informações da agência espacial norte-americana, a Nasa, a rocha de mais de 1 km de diâmetro, ficará a cerca de 2 milhões de quilômetros de nós, o que representa mais de 5 vezes a distância entre a Terra e a Lua. A última vez em que o asteroide 7482 passou tão perto foi em janeiro de 1933, quando a distância foi de apenas 1 milhão de quilômetros.