Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Compliance como ferramenta estratégica para o crescimento e sustentabilidade de pequenas e médias empresas

Por Redação. Publicado em 16/01/2025 às 08:00.

Segundo a Receita Federal, 70% das multas por não conformidade em 2023 foram aplicadas a pequenas e médias empresas, o que reforça a importância da implementação de práticas de compliance

Por Flávia Consoli

Os pequenos negócios continuam a impulsionar a economia brasileira com vigor. Em 2024, 96% das 3,3 milhões de empresas abertas no Brasil foram micro e pequenas empresas (MEIs), movimentando cerca de R$ 420 bilhões ao ano, o que equivale a 30% do PIB nacional. No entanto, esse avanço econômico vem acompanhado de desafios, especialmente no campo da conformidade legal. Segundo a Receita Federal, 70% das multas por não conformidade em 2023 foram aplicadas a PMEs, o que reforça a importância da implementação de práticas de compliance, que é o alinhamento das práticas de uma organização às leis, regras e normas existentes. Lidiani Mattos, uma das maiores especialistas em compliance no Brasil, destaca que existe uma crença de que compliance é algo restrito a grandes corporações, mas nada poderia estar mais longe da verdade, e traz informações sobre compliance para pequenas e médias empresas

SONORA

Além de proteger contra penalidades, o compliance ajuda as empresas a se destacarem no mercado competitivo e a atenderem às crescentes exigências dos consumidores, especialmente em setores em expansão, como o de e-commerce. No entanto, negligenciar o compliance pode trazer consequências devastadoras

SONORA

Com perspectivas econômicas positivas para 2025, o momento é ideal para que pequenas empresas invistam na implementação de práticas de compliance. Essa é uma estratégia que, além de garantir segurança jurídica, pode ser a chave para um crescimento sustentável e diferenciado.