Para lidar com a compulsão por compras durante o Natal, é útil estabelecer um plano financeiro realista e definir limites claros para os gastos, aponta especialista.
Por Fernanda Nardo
A chegada do Natal muitas vezes se transforma em uma competição para comprar presentes, decorar a casa e garantir que cada detalhe da celebração seja perfeito. No entanto, o ato de comprar, quando descontrolado, pode se transformar em um transtorno que não apenas prejudica a saúde financeira, mas também impacta negativamente a saúde mental e emocional da pessoa. A compulsão por compras, ou transtorno de compra compulsiva, é caracterizada por impulsos irresistíveis de comprar itens desnecessários, muitas vezes levando a gastos excessivos e acumulação de bens que não satisfazem uma necessidade real, como destaca a mestre em psicologia e saúde, Ana Streit. Ela pontua algumas questões que podem levar ao consumo desenfreado.
SONORA
Identificar se alguém está enfrentando um transtorno de compra compulsiva pode ser desafiador, pois a linha entre compras normais e compulsivas pode ser tênue. No entanto, a psicóloga indica alguns sinais.
SONORA
Ela destaca que a conscientização e a busca por ajuda são passos cruciais para superar a compulsão por compras e cultivar uma vida mais equilibrada e satisfatória.
SONORA
Para lidar com a compulsão por compras durante o Natal, é útil estabelecer um plano financeiro realista e definir limites claros para os gastos.
SONORA