Última greve de caminhoneiros ressaltou a dependência brasileira do transporte rodoviário. Especialista analisa que é preciso fortalecer o sistema multimodal.
Cerca de 65% de todo transporte de carga no Brasil é feito pelo modal rodoviário. Para se ter uma base de comparação, em países tão extensos como o Brasil, outras formas de transporte, como o ferroviário, o aéreo e a cabotagem, que é a navegação costeira, contribuem com parcelas mais significativas no transporte de carga, fazendo com que os caminhões correspondam a uma parcela de aproximadamente 30% da circulação de produtos e mercadorias. Segundo o professor de logística da Uninter, Roberto Pansonato, essa concentração no modal rodoviário no Brasil se mostra problemática quando a situação é desfavorável, como a que estamos vivendo atualmente.
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Além da autonomia econômica, o professor indica que a diversificação traz ainda outras vantagens
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O professor considera que algumas ferramentas poderiam ajudar o transporte rodoviário no Brasil, como uma tabela de fretes vinculada ao preço dos combustíveis, o que garantiria os ganhos dos caminhoneiros e das empresas de transporte e também tecnologias, já utilizadas pelas grandes companhias, que monitorem o tempo de estrada e indiquem quando o motorista deve descansar, evitando sobrecarga de trabalho e acidentes. Para o professor, a implementação de novos modais não prejudicaria os trabalhadores, mas seria necessária uma adaptação.
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Amanda Yargas