Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Concessão de pedágios no Paraná é adiada para ano que vem

Por Jornalismo. Publicado em 10/08/2022 às 08:07.

Concessão de pedágios no Paraná é adiada para ano que vem.//

DER vai realizar novo contrato emergencial do ferry-boat.//

Dallagnol, Janot e Romão são condenados por gestão ilegal de dinheiro público.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adiou mais uma vez a concessão de pedágios no Paraná. Este é o terceiro adiamento, agora com previsão para o primeiro trimestre do próximo ano. Segundo a agência, o atraso ocorre por conta da alteração do modelo de concessão de formato híbrido para menor tarifa, que ainda não foi homologado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Desde novembro de 2021, as antigas concessões foram encerradas e as cancelas estão abertas enquanto não é realizada nova licitação.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) vai realizar um segundo contrato emergencial para operação do ferry-boat de Guaratuba. O atual contrato, com a empresa Internacional Marítima, termina hoje (quarta 10). O departamento não informou qual empresa será contratada ou a duração do novo contrato, mas indicou que não vai haver interrupção do serviço de travessia.

Deltan Dallagnol, ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União, juntamente com o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o ex-procurador-chefe do Ministério Público no Paraná João Vicente Beraldo Romão. O motivo é o pagamento de diárias e passagens para membros da força-tarefa de forma ilegal. Eles devem ressarcir juntos, um rombo de R$ 2,8 milhões além de pagar multa individual de R$ 200 mil. Eles podem recorrer da decisão.