Assunto foi tema de painel discutido durante feira tecnológica em Pato Branco; Comissão de Ciência e Tecnologia da Alep reforçou a importância de iniciativas que promovam mais acessibilidade e impulsionem a tecnologia rural.
Por Fernanda Nardo
No contexto atual, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental em todas as esferas da vida, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Paraná, debateu na ultima quinta-feira (06), sobre a conectividade no campo e inovação, durante a Invetum 2024, o maior evento multissetorial de inovação do Paraná, realizado em Pato Branco. A discussão promovida pela Comissão busca encontrar soluções práticas para garantir que as áreas rurais também se beneficiem dos avanços tecnológicos. O presidente da comissão, deputado Fabio Oliveira (Podemos), participou de um painel, durante a feira, ao lado de representante de outras entidades e associações, e destacou que a conectividade no campo pode impulsionar o desenvolvimento rural, melhorar a qualidade de vida dos agricultores e promover a sustentabilidade agrícola.
SONORA
O debate desse tema durante a Inventum é um exemplo de como as instituições públicas e organizações privadas estão se engajando para promover o desenvolvimento tecnológico em áreas-chave, como a agricultura. Ao investir em conectividade rural, estudos apontam que não apenas a produtividade agrícola é impulsionada, mas também a economia local é fortalecida, além de contribui para a inclusão digital em todas as regiões do estado. Dados do IPEA mostram que, a cada 1% de aumento no acesso à internet, o PIB cresce 0,19%. Outro estudo do Banco Mundial feito em 2019, aponta que a expansão da internet fixa em áreas rurais pode aumentar o IDH em 0,2 em 10 anos.