
Decisão sobre adesão de 127 escolas estaduais levanta debates sobre o modelo educacional.
Por Marinna Prota
Começou nesta terça-feira (28) a consulta pública que vai determinar a adesão de escolas estaduais ao modelo cívico-militar no ano letivo de 2024. A iniciativa inclui 127 escolas listadas no edital, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com aproximadamente 80 mil alunos. Entre as escolas, 27 estão localizadas em Curitiba, e as demais distribuídas em diversas cidades do Estado.
De acordo com o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda, a consulta pública será realizada nas próprias escolas listadas, contando com a participação de professores, funcionários, pais e estudantes maiores de 16 anos.
SONORA
Por outro lado, a decisão sobre a adesão ao modelo cívico-militar, que combina gestão civil com a presença de profissionais militares inativos, levanta questionamentos e preocupações entre docentes. Reginaldo Rodrigues da Costa, doutor em Educação e professor da PUCPR, pontua que é necessário um amplo processo de discussão para compreender os impactos reais e as implicações na formação dos alunos
SONORA
Para o especialista, a comunidade deve buscar esclarecimentos sobre o projeto do governo, indo além das críticas superficiais, e refletir sobre o verdadeiro papel desse processo de disciplinarização na educação.
SONORA
A consulta pública acontece nos dias 28 e 29 de novembro e o resultado da votação será divulgado em 5 de dezembro.