
Adeildo Nascimento, especialista em cultura organizacional, aponta caminhos para transformar estruturas engessadas em ambientes mais produtivos, colaborativos e criativos
Por Flávia Consoli
Em tempos de transformação constante, muitas empresas ainda insistem em modelos ultrapassados de gestão. De acordo com Adeildo Nascimento, especialista em cultura organizacional e fundador da DHEO Consultoria, estruturas excessivamente burocráticas e centralizadas são grandes vilãs da produtividade e da inovação. Ele alerta para o que chama de “maldição da burocracia”, que se manifesta em processos lentos, desconfiança institucional e microgerenciamento — fatores que impactam diretamente o clima interno e os resultados. Mas como identificar os primeiros sinais de que uma organização está indo por esse caminho?
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Para mudar esse cenário, segundo o especialista, é preciso repensar o papel da liderança. O desafio é encontrar o equilíbrio entre o controle necessário e a confiança nos colaboradores. Adeildo destaca que lideranças mais preparadas e conectadas com o propósito da organização conseguem evitar o microgerenciamento e promover um ambiente de autonomia, sem perder o foco nos resultados. Ele faz uma análise sobre como liderar com confiança:
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