Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Contratação de trabalhadores temporários no Paraná será maior neste ano

Por Jornalismo. Publicado em 05/11/2020 às 08:27.

Contratação de trabalhadores temporários no Paraná será maior neste ano. // Ministério Público do Paraná questiona consulta sobre instalação de colégios cívico-militares. // Após surto de covid-19, dois idosos de asilo de Maringá morrem pelo novo coronavírus. ///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A contratação de trabalhadores temporários será maior neste ano, segundo sondagem da Fecomércio Paraná. Para recompor o quadro funcional reduzido durante a pandemia, 25,5% das empresas do setor terciário paranaense pretendem contratar temporários neste fim de ano. Em 2019 esse porcentual era de apenas 8,9%. O setor de turismo, que teve as maiores perdas nos últimos meses, tanto em termos de faturamento quanto de empregos, tem a maior perspectiva de contratações temporárias, com 40%. No varejo, 36% das lojas vão abrir vagas temporárias e no setor de serviço, 17,6%.

O Ministério Público do Paraná, através da Promotoria de Justiça de Educação de Curitiba, instaurou procedimento administrativo para investigar a consulta à população a respeito da instalação de colégios cívico-militares no Paraná. Foi solicitado por meio de ofício o envio de informações. No último dia 28, uma reunião com o secretário estadual de Educação foi realizada para tratar do tema. Na semana passada, a APP-Sindicato entrou com uma ação na Justiça pedindo a suspensão da consulta pública indicando possíveis ilegalidades. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná informou que o processo de consulta pública obedeceu o previsto na Lei que criou as Escolas Cívico-Militares, o que estabelece a Lei de Diretrizes e base da Educação e a Constituição Federal.

Dois idosos que moravam no asilo São Vicente de Paulo, em Maringá, no norte do estado, morreram pela covid-19. A informação foi confirmada pela instituição nesta quarta-feira, quando um idoso de 78 anos morreu. No último domingo, uma idosa de 82 anos também havia falecido. Eles estavam internados em hospitais da cidade. O asilo São Vicente de Paulo sofreu um surto de covid-19 no mês de outubro. Ao todo, 58 idosos foram contaminados com o novo coronavírus. A instituição informou ainda que 11 funcionários também testaram positivo para a doença. A casa de repouso pede a ajuda da comunidade através de doações para a contratação emergencial de funcionários.