
O FIA/PR é um fundo público criado para financiar ações de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Aqueles que optam pela declaração completa podem destinar até 6% do imposto devido ao FIA/PR ou 3% na declaração
Pr Flávia Consoli
Os contribuintes do Imposto de Renda no Paraná têm uma chance única de transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Por meio da destinação de parte do Imposto de Renda devido ao Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA/PR), é possível apoiar projetos voltados à proteção e ao desenvolvimento desse público, sem custos adicionais para o contribuinte. No estado, a Receita Federal espera que cerca de 3 milhões e 67 mil 881 declarações sejam realizadas, com o prazo para a entrega das declarações até 31 de maio em todo o Brasil. O FIA/PR é um fundo público criado para financiar ações de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Aqueles que optam pela declaração completa podem destinar até 6% do imposto devido ao FIA/PR ou 3% na declaração. Empresas tributadas pelo lucro real podem direcionar até 1% do imposto devido. A boa notícia é que essa doação não gera custos adicionais, pois o valor é abatido do imposto a pagar ou, no caso de restituição, é devolvido ao contribuinte. O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca a importância dessas doações para a continuidade do trabalho de muitas Organizações da Sociedade Civil.
SONORA
A fim de incentivar ainda mais essa prática solidária, desde o ano passado, está em vigor um termo de cooperação técnica entre a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e o Ministério Público do Paraná. O objetivo é realizar campanhas de conscientização em diversas esferas públicas e privadas para estimular a destinação de recursos ao FIA/PR.