Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cooperativa e sindicato de trabalhadores de Umuarama (PR) são condenados a ressarcir INSS

Por Comunicação. Publicado em 31/07/2024 às 13:00.

Cooperativa e sindicato de trabalhadores de Umuarama (PR) são condenados a ressarcir INSS

Número de mortes por dengue no Paraná cresce mais de 400% em um ano

Paraná fica em terceiro lugar no ranking de estados que mais geraram emprego no 1º semestre

As informações com Mauro Contti


//
O número de mortes por dengue cresceu 464% no Paraná entre 2023 e 2024. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o último boletim do atual período epidemiológico, iniciado no dia 30 de julho de 2023 registrando a morte de 610 pessoas no estado, contra 108 no período epidemiológico anterior. Cidades do interiror do estado lideraram o ranking com maior número de óbitos. Em Cascavel foram 57 mortes, seguida por Londrina com 52, Toledo com 44, Apucarana com 27 e Francisco Beltrão com 19 óbitos.
//
A 1ª Vara Federal de Guarapuava decidiu que o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Umuarama e a C.Vale Cooperativa Agroindustrial terão que ressarcir o INSS dos valores pagos à família de um trabalhador que morreu após cair em um silo de grãos em 2021. O valor a ser devolvido à Previdência Social faz parte do pagamento de pensão por morte concedida a dependentes da vítima.
Na ação movida pelo INSS ficou comprovado que as empresas não adotaram as medidas de segurança necessárias para a execução adequada do serviço.
///
O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2024 no Brasil. Foram 109.913 novas vagas de trabalho com carteira assinada no período, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado é o saldo de mais de 1 milhão de admissões e pouco mais de 900 mil desligamentos entre janeiro e junho.