
A Coamo e a Cocamar, cooperativas da região noroeste do Paraná, começaram a distribuir parte dos excedentes aos cooperados. Mesmo num ano difícil, o faturamento das cooperativas superou as expectativas e o dinheiro extra ajudará nas festas e despesas de fim de ano dos produtores.
Por Fernanda Nardo
Nesta segunda-feira (13) a Coamo e a Cocamar, cooperativas da região noroeste do Paraná, começaram a distribuir parte do excedente de 2021. Juntas, as cooperativas vão injetar na economia regional R$ 329 milhões. Na Coamo Agroindustrial Cooperativa, de Campo Mourão, os 30 mil cooperados começaram a antecipação de parte dos excedentes, um momento tradicional e bastante esperado. E em fevereiro as duas cooperativas pagam o restante aos cooperados. O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, diz que o ano de 2021 foi difícil por causa da pandemia e do clima, mesmo assim o faturamento foi o maior dos 50 anos porque os preços das commodities explodiram. O valor da sobra da cooperativa é de R$ 194 milhões.
SONORA
A cota de cada cooperado é proporcional à movimentação na cooperativa durante o ano. O dinheiro foi creditado na conta de cada cooperado e pode ser acessado por meio de um aplicativo. Já na Cocamar, Cooperativa de Maringá, serão 135 milhões de reais divididos entre os 16 mil cooperados, 35% a mais em relação ao ano passado. Para o produtor rural Ilton Krem, esse é o 13o salário dos agricultores.
SONORA
Já produtor José Carlos Marques pretende fazer as compras de Natal e guardar um pouco para investir na propriedade.
SONORA