
Corpo de paranaense que morreu na Guerra da Ucrânia será enterrado no país europeu
Paraná vai integrar projeto nacional de mapeamento de recursos marinhos
Com Marinna Prota
O paranaense que morreu em combate na Guerra da Ucrânia, vai ser enterrado no país pelo qual lutou voluntariamente, segundo a família. A decisão foi tomada com base em um desejo dele. O jovem tinha 26 anos, era natural de Castro, nos Campos Gerais, e em novembro de 2022 embarcou para lutar na guerra. Em conversas com a mãe, o rapaz relatava que não queria mais voltar a morar no Brasil e que tinha escolhido a Ucrânia como país para viver. No dia 5 de junho a família foi informada que ele morreu em combate na cidade de Zaporizhzhia.
///
O Paraná vai integrar um projeto-piloto elaborado pelo governo federal de Planejamento Especial Marinho (PEM). A iniciativa visa promover o uso compartilhado, sustentável, inclusivo e socialmente justo do ambiente marinho do Brasil. Entre as medidas previstas estão o mapeamento dos recursos naturais da costa brasileira, permitindo que os governos usem dados socioeconômicos e ecológicos da região para gerir a exploração do espaço marinho de forma sustentável.
Com uma gestão colaborativa, o projeto integrará informações de órgãos federais como o Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), BNDES e Marinha do Brasil, além das prefeituras do Litoral. A iniciativa, por opção da União, será implementada primeiramente nos estados da região Sul, como fase de testes.