
Até mesmo pessoas jovens e sem nenhum fator de risco podem sofrer alterações cardiovasculares depois de ter quadros leves de covid-19. Os detalhes na reportagem.
por Amanda Yargas
Pesquisadores brasileiros estão avaliando os impactos da covid-19 leve no organismo humano. O indício mais importante descoberto por um estudo conduzido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) indica que mesmo pacientes jovens e sem comorbidades que tiveram formas mais moderadas da infecção e não precisaram de internamento tiveram desequilíbrio no sistema cardiovascular depois de recuperados, como conta uma das pesquisadoras ligadas ao estudo, Luciele Minuzzi.
SONORA
Dados preliminares de outra fase do estudo indicam ainda que a obesidade e o sedentarismo favoreceram o aparecimento destes problemas pós-covid no sistema cardiovascular.
SONORA
O estudo segue acompanhando os pacientes para avaliar se mesmo depois da vacinação os desequilíbrios se mantém. Além da prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável, Luciele indica que no pós-covid é importante fazer um check-up.
SONORA
A pesquisa conta com cientistas da Universidade Estadual Paulista e da Universidade do Oeste Paulista, e também com pesquisadores de Portugal, da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra.