Aumento de casos na Europa e na Ásia acende alerta; especialista explica a alta dos casos e fala se o aumento pode impactar no Brasil, que começa a afrouxar a obrigatoriedade do uso de máscara. O Paraná desobrigou do uso em espaços abertos ontem (17).
Por Fernanda Nardo
Os casos de Covid-19 voltaram a subir em algumas regiões do globo. Na Ásia e na Europa, o cenário da pandemia voltou a preocupar. Na Europa, diversos países registram número de casos e internações por coronavirus, inclusive a Alemanha, que na ultima quarta (16) ultrapassou pela primeira vez a marca de 1.600 novas infecções a cada 100 mil habitantes em sete dias. Na China, milhões de pessoas estão enfrentando novamente lockdowns. Segundo o infectologista Marcelo Ducroquet, o que acontece na China hoje é o que o Brasil viveu há dois meses.
SONORA
Segundo especialistas, a retomada da Covid em algumas regiões do planeta é um fenômeno que envolve diversos fatores como a cobertura vacinal, flexibilização das medidas de segurança e o clima de inverno, no caso da Europa. Para o especialista, mesmo diante deste cenário fora do país, a flexibilização do uso de máscaras é acertado dentro do cenário em que vivemos no Brasil, mas ele alerta que a pandemia talvez nunca acabará, e que as medidas podem ser retomadas se os casos aumentarem aqui também.
SONORA
Em relação à chegada da Deltacron no Brasil, variante que combina a Ômicron e a Delta, o infectologista destaca que até o momento não há indícios que ela possa causar impactos significativos no cenário da pandemia no país.
SONORA