Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

CPFs de pessoas mortas foram usados para furar fila da vacinação 

Por Jornalismo. Publicado em 26/05/2021 às 15:17.

CPFs de pessoas mortas foram usados para furar fila da vacinação.//

Mais vacinas da Pfizer chegam ao Paraná nesta quarta.// 

Paraná registrou 5% aumento real na arrecadação de impostos entre janeiro e abril deste ano.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

CPFs de 90 pessoas mortas foram usados para furar a fila de vacinação contra a Covid-19, segundo dados levantados pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná criada para apurar irregularidades na imunização. Segundo a comissão, as irregularidades foram verificadas em 30 cidades do estado. De acordo com o presidente da Comissão Especial, Fernando Francischini (PSL), os dados apontam que estas pessoas tomaram pelo menos uma das doses da vacina. As prefeituras das cidades onde há casos de fraude estão sendo questionadas e, posteriormente, o caso deve ser levado ao Ministério Público (MP-PR).

O lote com 37.440 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 chega ao Paraná no final da tarde desta quarta-feira. Essa remessa de vacinas é destinada a pessoas com comorbidades, gestantes, mulheres que deram à luz e pessoas com deficiência. As vacinas fazem parte da 21ª remessa, composta por 390.190 doses. Todas são primeiras doses. Na terça-feira, o Paraná recebeu um lote com 350 mil vacinas AstraZeneca. Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná recebeu, até o momento, quase 5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Quase metade do grupo prioritário, que conta com cerca de 4,8 milhões de pessoas, tomou pelo menos a primeira dose do imunizante.

O Paraná registrou 5% aumento real na arrecadação de impostos entre janeiro e abril deste ano, chegando a R$ 9,6 bilhões. Mesmo assim, o governo afirma que há a necessidade de suplementação do orçamento para fazer frente ao aumento de despesas. O balanço do 1º quadrimestre foi apresentado na tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Junior. Segundo ele, o impacto da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus sobre a arrecadação estadual foi minimizado com o aumento da arrecadação em impostos, como ICMS e IPVA.