Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curitiba atinge 101% de ocupação de leitos de UTI-Covid para adultos

Por Jornalismo. Publicado em 19/03/2021 às 09:21.

Curitiba atinge 101% de ocupação de leitos de UTI-Covid do SUS para adultos.// Para evitar visitantes, Guaratuba entra em lockdown no final de semana.// Paraná espera vacinar todos os idosos com mais de 60 anos até o fim de abril.//

As informações com Grasiani Jacomini.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

 

A Prefeitura de Curitiba informou, nesta quinta-feira, que a cidade atingiu 101% de ocupação de leitos de UTI para adultos, exclusivos para tratamento da Covid-19 pelo SUS. Com 469 leitos ativos na cidade, segundo o relatório da Secretaria Municipal de Saúde, 474 pacientes adultos estão internados. As vagas de enfermaria adulto e pediátrica, exclusivas para coronavírus, pelo SUS, segundo o município, também chegaram a 101% de ocupação. São 869 pacientes internados, com somente 860 vagas abertas. As 10 UTIs pediátricas para atendimento a pacientes com coronavírus, pela rede pública, possuem seis vagas ocupadas. Desde o último sábado Curitiba está em bandeira vermelha de alerta para a pandemia, com a suspensão de todas as atividades não essenciais. A bandeira tem validade até o próximo domingo (21), podendo ser prorrogado ou não.

A partir desta sexta-feira até domingo, o município de Guaratuba, no litoral do Paraná, restringe o funcionamento do comércio a dos serviços não essenciais. O objetivo é evitar que moradores de Curitiba e de outras regiões do Paraná viajem para a cidade, como ocorreu no último final de semana, e evitar a disseminação do coronavírus. Segundo o decreto da Prefeitura de Guaratuba, podem funcionar os seguintes setores: segurança pública e privada, prestação de serviço de transporte individual de pessoas e animais, comércio de medicamentos e insumos médico-hospitalares. Os bancos podem abrir, mas apenas para autoatendimento nos caixas eletrônicos. A circulação de pessoas e veículos nas vias de Guaratuba será proibida, exceto para urgências e emergências, como socorro médico e compra de remédios. Além disso, as barreiras sanitárias restritivas e as interdições da praia e outros espaços públicos continuam vigentes. O decreto restritivo é válido até as 5h de segunda-feira.

A Secretaria de Estado da Saúde espera vacinar todos os idosos com mais de 60 anos até o fim do mês de abril no Paraná. A previsão foi divulgada nesta quinta-feira pelo diretor-geral da pasta, Nestor Werner Junior, que explicou que a previsão é baseada no cronograma de distribuição de doses do Ministério da Saúde. O Paraná começou a distribuir nesta quinta metade do oitavo lote. São 106.930 doses para idosos entre 75 e 79 anos. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, são 21 subgrupos prioritários, totalizando mais de 4 milhões de pessoas. O próximo grupo a ser contemplado é composto por idosos entre 70 e 74 anos, seguido pelos de idade entre 65 e 69 anos.