Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curitiba começa vacinação de idosos na próxima semana

Por Jornalismo. Publicado em 04/02/2021 às 09:52.

• Curitiba começa vacinação de idosos na próxima semana
• Gasolina já acumula 13% de reajuste em 2021
• Chuvas não são suficientes para cancelar rodízio na RMC
As informações com Anderson Luís


Giro de Notícias (COM TRILHA)

Giro de Notícias (SEM TRILHA)


Os idosos de Curitiba devem começar a ser vacinados já na próxima semana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde da capital. Seguindo o Plano Nacional de Imunização, que prevê a aplicação escalonada, os primeiros a receber a vacina são os idosos acamados. Fazem parte desse grupo pessoas acima de 60 anos sem condição de mobilidade, geralmente causada por doenças crônicas como Alzheimer na fase crítica, pacientes oncológicos graves, ou com sequelas de cardiopatia, entre outras condições.

Com dois reajustes de preço nas refinarias em 5 semanas, a gasolina já subiu 13% no acumulado do ano. No dia 8 de janeiro o reajuste foi de 7,6%. E em 26 de janeiro outros 5%. O valor do combustível nos postos paranaenses teve aumento de 3,5%, se na relação de janeiro com o mês anterior. Em Curitiba, a alta foi de 3,1%. Os dados são de levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

E mesmo com o aumento das chuvas na região, o nível de água nos reservatórios que abastecem Curitiba e as cidades vizinhas ainda está abaixo do ideal. Segundo o Simepar e o Observatório do Clima, os rios que formam os mananciais de abastecimento foram pouco beneficiados pelas chuvas. Neste momento, os reservatórios têm 47,57% da capacidade, mas o índice considerado estratégico e seguro para interromper o rodízio é de 60%. Com a aproximação do outono, que tem meses mais secos, a Sanepar reafirmou a necessidade de manter o rodízio.