Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curitiba comemora dia da padroeira com missas online e velas nas janelas

Por Jornalismo. Publicado em 08/09/2020 às 09:18.

Curitiba comemora dia da padroeira Nossa Senhora da Luz do Pinhais com missas online e velas nas janelas. As Informações com Juliana Sartori.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias Manhã – COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã – SEM TRILHA

Hoje é celebrado o Dia da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que é padroeira também da Catedral e da Arquidiocese de Curitiba. Por isso, o feriado é estendido na capital. A tradicional festa católica conta com uma programação adaptada, em razão da pandemia. Os fiéis não só de Curitiba, mas de todo Estado e do país, são convidados a acompanhar as missas online pelas redes sociais da Catedral e da Arquidiocese. A última missa do dia, celebrada pelo arcebispo, Dom José Antonio Peruzzo, às 5 e meia da tarde, vai contar com bênção das velas e o público é convidado a acender velas nas janelas das casas. A programação do Dia da Padroeira propõe ainda um repicar dos sinos ao meio-dia na Catedral, junto com outras igrejas da cidade. À noite, às 8 e meia, tem apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná também transmitida pelas redes sociais.

Mais de 7 mil pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, entre sábado e o Feriado da Independência. O número superou em mais do que o dobro a expectativa da administração do parque, que esperava 3 mil visitantes no local ao longo dos três dias. Em anos anteriores, quando o feriado da Independência caiu próximo ao final de semana, no entanto, o parque registrou mais de 30 mil visitantes. Foi o primeiro feriado após a reabertura do parque, que aconteceu em 4 de agosto. Desde a reabertura, o parque está funcionando com medidas de higiene e distanciamento social. Uma das medidas é de que apenas 350 pessoas podem circular por hora no local, sempre com o uso de máscaras.

O Ministério Público do Paraná cobrou explicações do governo estadual sobre o que está sendo feito para combater o desmatamento em uma das últimas áreas preservadas de Mata Atlântica no estado: o Parque das Lauráceas. Há diversas denúncias de crimes ambientais no local como desmatamento, extrato ilegal de palmito jussara, caça, corte seletivo de madeira e criação de gado e de búfalo no meio da floresta. O parque é a maior unidade de conservação de proteção integral do Paraná, fica a fica 74 km de Curitiba em uma área de 32 mil hectares. Ele abriga trechos preservados de Mata Atlântica e animais ameaçados de extinção. O MP pede que a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo e o Instituto Água e Terra respondam quais providências tem têm sido adotadas para combater os crimes.