Curitiba entra nesta terça-feira na bandeira amarela. Com isso, o funcionamento do comércio e dos serviços foram flexibilizados, mas as autoridades de saúde alertam para a necessidade de manter as medidas preventivas contra o coronavírus.
Foto: Arquivo/ AERP
A decisão já tinha sido antecipada pelo prefeito Rafael Greca no fim de semana e foi anunciada oficialmente pela secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, na live diária da pasta nessa segunda-feira. Com isso, o comércio pode atuar todos os dias da semana. Parques, feiras livres e bares também estão liberados. No entanto, eventos culturais, como cinema, teatro e shows continuam proibidos.
Apesar do novo enquadramento, a secretária reforçou que aglomerações estão vetadas e que não é momento para deixar de lado as medidas de proteção, que devem continuar sendo seguidas pelas pessoas e pelos estabelecimentos para que a cidade continue na nova situação.
ÁUDIO
A bandeira é decidida tendo como base 9 indicadores, 6 que avaliam a propagação da doença e 3 que analisam a capacidade de resposta do sistema de saúde.
Segundo a secretária, na última semana houve uma redução de cerca de 20% no número de casos novos e também de óbitos por conta de Covid-19. A ocupação de leitos de UTIs chegou a 85%, uma redução de 10%. Houve ainda uma diminuição de mais de 30% no atendimento de pacientes com quadros respiratórios nas Unidades Básicas de Saúde e de Pronto Atendimento da capital. A secretária informou que a taxa de transmissão que chegou a quase 1,4, caiu para 0,88. O índice 1 significa que cada doente transmite o vírus para uma outra pessoa. Quando o índice é maior que um, a transmissão está crescendo, e com o valor menor, significa que está regredindo.
Márcia Huçulak também considerou que as baixas temperaturas previstas para esta semana favorecem quadros respiratórios e que por isso é necessário redobrar cuidados.
ÁUDIO
A Secretária Municipal da Saúde pede que haja também responsabilidade por parte dos jovens, que apenas em raros casos tiveram um quadro grave da Covid-19, mas que, justamente por isso, acabam banalizando a doença e atuando como transmissores.
ÁUDIO
A médica infectologista Marion Burger trouxe o boletim atualizado do coronavírus em Curitiba: nessa segunda-feira foram 447 novos casos e 13 óbitos. Ela ressaltou que 3 pacientes que morreram estavam na faixa de 39 a 49 anos e que não é possível prever como a doença vai progredir em cada pessoa.
ÁUDIO
Repórter Amanda Yargas