Curitiba fará busca ativa de pessoas com doses pendentes da vacina contra a Covid.//
Rússia toma controle da maior usina nuclear da Europa após fim de incêndio.//
Estudantes protestam contra aumento da passagem de ônibus em Curitiba; eles prometem continuar com as manifestações.//
Com Jomar Valença
Para atingir a máxima cobertura vacinal possível em Curitiba contra a Covid-19, a partir da próxima semana, o Aplicativo Saúde Já fará busca ativa, encaminhando mensagens de lembrete aos curitibanos que têm doses pendentes. Pessoas que receberam a primeira dose da Pfizer e não retornaram para as demais aplicações (segunda e reforço) serão o primeiro grupo a receber a mensagem reforçando que a vacina salva vidas.//
**
Após bombeiros conterem o fogo que se alastrou em parte da usina nuclear no sudeste da Ucrânia, autoridades do país confirmaram que tropas russas assumiram o controle do local na manhã desta sexta-feira, 4 (madrugada em Brasília). Apesar de cidades estratégicas estarem sob cerco russo e embates continuarem ocorrendo pelo país, o 9° dia de conflito começou com uma redução de tensões, após o incidente não ter escalado para uma catástrofe nuclear. A usina é a maior da Europa.
**
Centenas de estudantes se reuniram na noite de ontem, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, em protesto contra o aumento na tarifa do transporte coletivo da capital, que passou de R$ 4,50 para R$ 5,50 na última terça-feira (1). O ato foi convocado por lideranças estudantis pelas redes sociais. Os manifestantes seguiram em passeata até a Praça Rui Barbosa, eles alegam que a passagem aumentou de forma desproporcional à qualidade do serviço. Os estudantes prometem continuar o protesto caso a passagem não retorne ao preço anterior. Com o reajuste de 22%, Curitiba passa a ter a tarifa de ônibus mais cara entre as capitais brasileiras. Segundo a Prefeitura de Curitiba, o valor do reajuste é o menor possível para manter a sustentabilidade do sistema.