Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curitiba mantém bandeira laranja, mas restringe comércio também aos sábados

Por Jornalismo. Publicado em 19/05/2021 às 08:33.

Curitiba mantém bandeira laranja, mas restringe comércio aos sábados.//

Bolsonaro sinaliza que deve aceitar pedágio por menor tarifa no Paraná.//

Paraná registra média de dois incêndios ambientais por hora, em abril de 2021, diz Corpo de Bombeiros.//

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A Prefeitura de Curitiba publicou nesta terça-feira um novo decreto estabelecendo novas regras para enfrentamento da covid-19 na capital, que se mantém na bandeira laranja. O documento entra em vigor nesta quarta-feira, com validade até o dia 26. As medidas foram definidas pelo Comitê de Técnica e Ética Médica e reforçam o controle da covid-19. Aos sábados e domingos, por exemplo, serão permitidas apenas as modalidades de entrega drive-thru ou retirada para os serviços. Além disso, também há alteração no horário de funcionamento de algumas atividades não essenciais e ampliação de uma hora no toque de recolher, passando a ser das 9h da noite às 5h da manhã. A medida foi adotada no dia em que a capital notificou 27 mortes por covid-19 em um dia, o maior registro dos últimos 10 dias. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS na capital para covid-19 é de 96%.

 

Após encontro com o governador Ratinho Júnior, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou, nesta terça-feira, que deve aceitar a proposta do Paraná de que as novas concessões do pedágio no Estado sejam feitas por menor tarifa, sem cobrança de outorga. Até agora, o Ministério da Infraestrutura defendia a concessão por modelo híbrido, com leilão por menor tarifa, mas com limite de desconto de 17%. A afirmação foi feita durante lançamento de um programa voltado para o setor de transporte de cargas, em Brasília. Os atuais contratos de concessão de rodovias no Paraná terminam em novembro. A nova concessão prevê R$ 42 bilhões em investimentos em mais de 3 mil km de rodovias federais que cortam o estado pelos próximos 30 anos.

 

O Paraná registrou uma média de dois incêndios ambientais por hora, em abril de 2021, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Foram mais de 1.400 ocorrências no mês. De janeiro até o início de maio deste ano, mais de 2.700 queimadas foram registradas em todo estado. Conforme os bombeiros, nove de cada 10 incêndios ambientais são provocados por irresponsabilidade humana. Os bombeiros alertam que no período de inverno, o perigo dos incêndios florestais aumenta. A multa para quem provoca incêndios florestais chega a R$ 5 mil por hectare e pode subir até 50% se a vegetação for nativa.