Curitibana segue desaparecida em Brumadinho (MG), justiça determina transferência do ex-governador Beto Richa para penitenciária, confira os assuntos do Giro de Notícias com a Ligia Gabrielli.
Giro de Notícias COM TRILHA
Giro de Notícias SEM TRILHA
O corpo do arquiteto Luiz Taliberti Ribeiro da Silva, de 31 anos, foi reconhecido na manhã desta quarta (30) pela mãe Helena Taliberti, em Belo Horizonte (MG). A noiva dele, a curitibana Fernanda Damian de Almeida, que está grávida de 5 meses, o pai de Luiz, o empresário Adriano Ribeiro da Silva, de 61 anos, a madrasta Maria Lurdes da Costa Bueno, de 59, e a irmã Camila Taliberti Ribeiro da Silva, de 33 anos, continuam desaparecidos após o rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão da Vale, na sexta (25), em Brumadinho (MG). Até agora, 84 pessoas foram encontradas mortas e 276 estão desaparecidas. A família de Silva estava hospedada na pousada Nova Estância, que foi destruída e foram para lá para conhecer o Museu Inhontin.
O juiz federal Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba, determinou nesta quarta (30) à noite que o ex-governador Beto Richa (PSDB) seja transferido com urgência do Regimento de Polícia Montada, onde está preso, para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba ou para o Complexo Médico-Penal (CMP), em Pinhais.
O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) que reivindicava que Richa fosse levado a uma das unidades prisionais onde estão os demais presos pela Polícia Federal (PF).
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai manter as Unidades de Conservação Estaduais do Litoral fechadas por tempo indeterminado como forma de prevenção de casos de febre amarela. A decisão foi tomada em reunião com a Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (30). Os parques foram fechados inicialmente por 15 dias a partir de 25 janeiro. A prorrogação se tornou necessária por causa da confirmação da circulação do vírus da febre amarela na zona rural de Antonina, no Litoral. Foi recomendado que mesmo pesquisadores e outros profissionais só entrem nas unidades de conservação com a apresentação da carteirinha de vacinação que comprove a imunização contra a doença. Alerta para a população para que faça a notificação imediata da presença de macacos mortos em qualquer região do para o sistema de Vigilância em Saúde (CIEVS), que está em plantão permanente. Os telefones são (41) 99117-3500 e (41) 99917-0444.
A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quarta (31), duas pessoas ao tentarem simular uma união estável com o objetivo de regularizar a situação de um imigrante irregular no País. Uma brasileira residente em Passo Fundo/RS e seu suposto companheiro senegalês apresentaram no setor de migração da Polícia Federal em Curitiba diversos documentos com o intuito de obter a permanência do imigrante que reside nesta cidade.