Curitiba tem menos de mil casos ativos de coronavírus.//
Polícia tenta identificar homem que abusou de criança dentro de uma loja.//
Bolsonaro é eleito personalidade do ano por votação popular de revista americana.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Manhã
Nessa terça-feira, foi a primeira vez desde junho de 2020 que Curitiba registrou menos de mil casos ativos da covid-19. De acordo com a prefeitura, são 996 casos ativos, a menor marca dos últimos 538 dias. A capital acumula 298mil774 diagnósticos positivos e 7mil803 mortes causadas pelo coronavírus.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS para covid-19 é de 28% e de enfermarias 25%.
E um homem foi filmado por câmeras de segurança de uma loja passando a mão no corpo de uma menina de oito anos. O caso aconteceu em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
A criança estava no local acompanhada da mãe e dos avós. O homem aproveita segundos de distração da família para cometer o abuso. A menina contou para a mãe o que aconteceu e a polícia agora investiga a identidade do homem.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi eleito por voto popular a personalidade do ano, para estampar a capa da revista americana Time (taime). Ele recebeu 24% dos mais de 9 milhões de votos. Donald Trump, penúltimo presidente dos Estados Unidos, ficou em segundo lugar. A publicação escolhe anualmente as 100 pessoas mais influentes do mundo, para o bem ou para o mal, segundo palavras da revista.
Ao anunciar a vitória do presidente brasileiro, a Time destacou aspectos negativos do político, como a alta taxa de rejeição à Bolsonaro, os conflitos com o STF, a disseminação de fake news sobre a covid e a condução da pandemia.
Mesmo assim, Bolsonaro comemorou a votação no Twitter. O presidente escreveu: “Agradeço aos 2.160.000 eleitores que votaram em mim. Esperamos que Revista ‘Time’ nos conceda, de fato, o título respeitando o resultado das eleições. Nossos cumprimentos a Donald Trump pelo segundo lugar”. Apesar de eleito na votação popular, a decisão sobre quem vai estampar a capa da revista é feita pelos editores e vai ser anunciada no dia 13 deste mês.