
Capital paranaense registrou o menor número de óbitos desde o início da pandemia, enquanto os nascimentos voltaram a crescer pelo segundo ano consecutivo.
Por Marinna Prota
Os números do Portal da Transparência do Registro Civil destacam que a cidade de Curitiba registrou 13.301 mortes em 2023, uma queda de 6,4% em relação a 2022. Esse é o segundo ano consecutivo de redução nos óbitos, após o recorde de 19.095 em 2021, ano que também marcou o pico de mortes por Covid-19.
A diretora de Assuntos Jurídicos da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Paraná (Arpen-PR), Bettina Augusta Amorim Bulzico, destaca que a redução nas mortes pode estar ligada a melhorias na qualidade de vida.
SONORA
Paralelamente, os nascimentos na capital paranaense cresceram pelo segundo ano consecutivo, com 24.003 registros em 2023, um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior. A razão de 1,8 nascimento para cada morte é o melhor resultado desde 2020, antes da crise sanitária, quando essa relação era superior a dois nascimentos por morte.
Segundo Bettina o aumento nos registros de nascimento reflete condições de saúde mais favoráveis e a superação da crise sanitária.
SONORA
O cenário se contrasta com o panorama estadual, onde, embora tenha havido uma queda no número de mortes no Paraná, os nascimentos seguem em declínio desde 2017.