Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dados contraditórios da Covid-19 divulgados pelo Ministério reúnem veículos de comunicação em iniciativa inédita

Por Jornalismo. Publicado em 08/06/2020 às 16:00.

Dados contraditórios da Covid-19 divulgados pelo Ministério reúnem veículos de comunicação em iniciativa inédita. As informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Em uma iniciativa inédita, grandes veículos de comunicação se uniram para trabalhar de forma colaborativa na busca dos dados de mortos e infectados pela Covid-19 no país, depois de inconsistências na divulgação do Ministério da Saúde.  O portal no qual o Ministério divulga o número de mortos e contaminados foi retirado do ar na noite da última quinta-feira e quando voltou a aparecer online, depois de mais de 19 horas, tinha apenas informações sobre os casos registrados no próprio dia, sem os dados do histórico.

O Brasil chegou a ser retirado do mapa da Universidade Johns Hopkins, referência mundial de acompanhamento da.  No domingo (7), o governo anunciou que voltaria a informar seus balanços sobre a doença. Mas mostrou números conflitantes, divulgados no intervalo de poucas horas.

Fazem parte do grupo de veículos que vai buscar os dados diretamente com as Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal para criar um quadro geral do país O Estado de S. Paulo, Extra, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e UOL.

As inconsistências na divulgação dos dados também levaram o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a declarar que pretende pautar nesta semana a urgência e o mérito de projetos que obrigam o governo a ser transparente na divulgação dos dados sobre a Covid-19. De acordo com as propostas em andamento na Casa, o governo terá de divulgar informações com detalhes sobre casos, capacidade do sistema de saúde e uso de recursos públicos em um portal único na internet.

 

 

A partir desta terça feira vai ser possível realizar o cadastramento para o auxilio emergencial nas agências dos Correios. O horário de atendimento para o auxílio emergencial é o mesmo de outros serviços das agências: das 8h às 16h. Os servidores dos Correios também vão poder fazer consulta sobre a análise pendente dos cadastros já realizados.