Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Defensorias públicas estaduais se unem e pedem liberação de vacina Sputinik V contra covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 28/01/2021 às 16:04.

Defensorias pública estaduais se unem e pedem liberação de vacina contra covid-19.// Problema no sistema gera aglomeração no Pavilhão da Cura em Curitiba.// Quatro aeroportos paranaenses serão leiloados em abril.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

As Defensorias Públicas Estaduais de todo o país se uniram para entrar com uma petição que busca viabilizar o uso da vacina Sputinik V na imunização da população brasileira contra a covid-19. A petição questiona as restrições que impedem a importação e distribuição de vacinas ainda não registradas pela Anvisa e limita a atuação dos Estados no combate à pandemia causada pelo coronavírus. Segundo a petição, a liberação de imunizantes já certificados por outras agências reguladoras se faz necessária no enfrentamento à crise sanitária.

A entrada do Pavilhão do Parque Barigui, onde acontece a vacinação contra a covid-19 em Curitiba, teve filas e aglomeração de pessoas, segundo relatos da imprensa local. A fila é de profissionais da saúde, que fazem parte do primeiro grupo a ser imunizado na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que o sistema eletrônico que gera a agenda por horário apresentou problemas. E para não haver prejuízo da imunização, a secretaria fez a convocação por hospitais, o que gerou maior procura em horários específicos, como o horário de almoço. A secretaria informou que as equipes já foram reforçadas para agilizar a imunização. A Secretaria também garante que já está trabalhando na resolução da inconsistência do sistema.

O Governo Federal vai retomar no próximo dia 7 de abril o leilão de 22 aeroportos distribuídos em três blocos (norte, sul e central). Juntos, eles representam cerca de 10% do mercado de aviação civil brasileiro. No Paraná, serão leiloados nessa rodada os terminais de São José dos Pinhais (Afonso Pena), de Londrina, Curitiba (Bacacheri) e Foz do Iguaçu. Segundo o Governo Federal, os investimentos ao longo da concessão dos três blocos são estimados em R$ 6,13 bilhões e terão como objetivo a ampliação, manutenção e melhoria da infraestrutura dos aeroportos. Uma das exigências do edital será a construção da terceira pista de pousos e decolagens do Aeroporto Afonso Pena, que é o segundo terminal mais movimentado da Região Sul.