
Defesa Civil Nacional reconhece estado de calamidade pública de Bandeirantes no norte paranaense.
Por Marinna Prota
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (22), a situação de emergência na cidade de Bandeirantes, no interior do Paraná. A cidade paranaense foi atingida por enxurradas no início do mês e mais de 2.300 pessoas foram afetadas em 33 bairros.
No momento, 1489 cidades brasileiras estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido a desastres.
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.
No dia 10 de março, o Governo do Estado publicou o decreto que declara situação de emergência em Bandeirantes, no Norte Pioneiro, por conta das fortes chuvas que atingiram o município no domingo (5). O volume expressivo causou o transbordamento de uma barragem na zona rural e uma tromba d’água no Rio Ribeirão das Antas acabou inundando a área urbana da cidade.