O Paraná se destaca ao oferecer a certificação de orgânicos por meio de uma empresa pública, nacionalmente reconhecida, que é o Tecpar. A lista de produtos certificados pelo instituto abrange chás, sucos, arroz, cogumelos, carne bovina resfriada, entre outros itens.
Por Fernanda Nardo
Com o aumento de produção, consumo e procura por alimentos cultivados e processados de forma mais sustentável, a certificação orgânica é um diferencial que atesta a qualidade e procedência dos produtos. No Paraná, o Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná, é referência no atendimento de empreendedores que buscam por certificação destes produtos, mercado que tem apresentado grande crescimento nos últimos anos. Segundo a analista de qualidade da Zanlorenzi Bebidas, localizada em Campo Largo, na RMC, Josiana Burcot, a empresa decidiu realizar o processo de certificação após agregar o chá mate orgânico na sua linha de produtos saudáveis, em 2018, devido o aumento na procura por este tipo de produto.
SONORA
De acordo com a legislação brasileira, é considerado um produto orgânico, in natura ou processado, aquele que passa por um processo de produção 100% sustentável e que não prejudica o ecossistema local. A lista de produtos orgânicos processados que já receberam o Selo Tecpar Certificação é bastante diversificada e abrange clientes de todo o Brasil. Entre os itens certificados estão chás, sucos, arroz, aveia em flocos, cacau em pó, farinhas, cogumelos, temperos, pães, vinagres, carne bovina resfriada, entre outros, como explica o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.
SONORA
A presença do selo “Produto Orgânico Brasil” garante ao consumidor que, durante todas as etapas de produção e processamento do produto certificado, não foram utilizados agrotóxicos ou qualquer insumo químico sintético, nem foram identificadas práticas que comprometam a saúde humana, animal, das plantas e do solo. Mais informações sobre certificação de produtos podem ser obtidas no site do Tecpar: www.tecpar.br.