Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Depen encerra rebelião na penitenciária de Ponta Grossa

Por Jornalismo. Publicado em 09/06/2021 às 09:26.

Depen encerra rebelião na penitenciária de Ponta Grossa.//

Curitiba volta para bandeira laranja de alerta para controle da pandemia.//

Proprietário rural em Guarapuava é multado em R$ 240 mil por destruir área de mata nativa.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Presos fizeram uma rebelião com reféns na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, de acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Uma pessoa ficou ferida. A ação foi encerrada na madrugada desta quarta-feira. Quatro pessoas foram mantidas reféns no local. Eram funcionários de uma empresa de calçados que possui fábrica dentro da penitenciária. Os presos envolvidos no motim exigiam transferência da penitenciária e a presença de um advogado. Um dos reféns sofreu ferimentos leves no pescoço. O Depen afirmou que a rebelião foi contida no interior da fábrica de calçados e não atingiu o restante da penitenciária.

Nesta quarta-feira, Curitiba voltou para a bandeira laranja de alerta para contenção da pandemia de Covid-19. A nova medida, que flexibiliza o funcionamento de atividades e serviços na capital, entra em vigor após nove dias de restrições mais rígidas. As novas diretrizes permitem o funcionamento de atividades e serviços com novos horários e modalidades de atendimento. O novo decreto vale até o dia 16 de junho. O Comitê de Técnica e Ética Medica liberou o funcionamento de restaurantes e lanchonetes neste domingo, mediante agendamento prévio e cumprimento dos protocolos sanitários. Outras atividades de maior potencial de aglomeração seguem suspensas devido ao cenário da pandemia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dados de monitoramento da doença mostram que as ações para redução da circulação de pessoas, adotadas no período de bandeira vermelha, surtiram efeito.

O dono de uma fazenda foi multado em R$ 240 mil por destruir 43 hectares de vegetação nativa, no distrito de Guará, em Guarapuava, na região central do Paraná, segundo a Polícia Ambiental. A vegetação foi destruída após roçada e utilização de trator de esteira, atingindo também uma área de preservação permanente, de nascente e córrego. O proprietário não foi preso em flagrante, pois, segundo a polícia, no momento da fiscalização, o dano já havia acontecido. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que irá apurar o crime ambiental.