Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputado federal do PR morre vítima do coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 14/04/2021 às 08:22.

Deputado federal do PR morre vítima do coronavírus.// Governo reduz toque de recolher e amplia horário de restaurantes e shoppings no Paraná.// Prefeitura de Curitiba anuncia auxílio alimentar de R$ 70 para famílias carentes.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) morreu vítima da Covid-19, na noite de terça-feira. Natural de Iguaraçu, no norte do Paraná, o político foi prefeito de Toledo, na região oeste, e também deputado estadual. Schiavinato estava internado desde o dia 3 de março, em Brasília. A mulher dele, Marlene Schiavinato também morreu vítima da doença, no dia 12 de março. De acordo com um boletim médico divulgado no dia 8 de abril, o deputado estava em estado grave e com complicações no pulmão. Segundo a Câmara de Deputados, o político é o primeiro deputado federal em exercício a morrer vítima da doença. O político deixa dois filhos e seis netos.

 

O toque de recolher foi reduzido e o horário de atendimento de restaurantes e shoppings ampliado no Paraná. O novo decreto do governo estadual com medidas sobre a Covid-19 tem validade até 30 de abril.
Conforme o decreto, o toque de recolher, que começava às 8 da noite passa a ter início às 11h da noite. O término da restrição continua sendo às 5h da manhã. No mesmo horário, continua em vigor a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. O horário de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes foi estendido em três horas, permitindo atendimento ao público das 10h da manhã às 11h da noite de segunda a sábado, com ocupação máxima de 50%. Aos domingos, poderão atender por entregas. Os shopping centers estão autorizados a abrir ao público das 11h da manhã às 10h da noite, de segunda a sábado, com limitação de 50% de ocupação. Restaurantes nesses locais podem funcionar até 23h.

 

A Prefeitura de Curitiba anunciou um auxílio alimentar no valor mensal de R$ 70 para garantir refeições a 35 mil famílias em situação de extrema pobreza e risco social na Capital. Conforme a Prefeitura, o valor será utilizado para adquirir alimentos nos Armazéns da Família. O crédito alimentar será oferecido às famílias inscritas no Cadastro Único, do Governo Federal, por três meses, podendo ser estendido por mais 90 dias. Nesse período, a distribuição poderá chegar a 210 mil auxílios alimentares. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, as 39 unidades do Armazem da Família da cidade comercializam mais de 250 itens de alimentação, além de itens de higiene e limpeza, que são em média 30% mais baratos que no varejo.