Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputado paranaense agride colega em sessão sobre cannabis na Câmara Federal

Por Jornalismo. Publicado em 18/05/2021 às 15:30.

Deputado paranaense agride colega em sessão sobre cannabis na Câmara Federal.//

Paraná distribui 742,9 mil doses nesta semana. //

Guarapuava aumenta restrições na cidade para tentar frear aumento de casos de covid.//

Quase 700 pessoas aguardam por leitos Covid-19 no Paraná. ///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O deputado paranaense Diego Garcia (do Podemos) agrediu o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) na Comissão Especial na Câmara dos Deputados que discute o projeto de lei para viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta cannabis sativa em sua formulação, a chamada maconha medicinal. Diego Garcia tirou o microfone de Paulo Teixeira e o empurrou. O petista é presidente da Comissão Especial. A discussão começou porque um requerimento de Garcia, para adiar a discussão, foi negado. Depois que os ânimos se acalmaram, os congressistas continuaram com a sessão. Teixeira afirmou que irá fazer uma reclamação no Conselho de Ética da Casa.

A Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir nesta terça-feira 742.910 doses de vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. O montante soma um residual do décimo oitavo lote do Ministério da Saúde, além dos lotes 19 e 20 contendo doses de vacina. Serão entregues imunizantes dos três laboratórios que atendem o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 até o momento. Segundo o secretário de Saúde Beto Preto todas essas doses serão entregues até o final da semana, após a organização e separação dos imunizantes, com o objetivo de acelerar a imunização no Estado.

Com a piora nos índices da Covid-19, a Prefeitura de Guarapuava, na região Central do Estado, resolveu adotar novas medidas restritivas de duas semanas a partir desta quarta-feira, até o próximo dia 31. O toque de recolher passa a ser das 8h da noite às 6h da manhã. Além disso, alguns serviços serão fechados integralmente e outros poderão funcionar com restrições de horário, ocupação, capacidade e modalidade de atendimento. Todos os tipos de estabelecimentos de ensino só poderão oferecer aulas virtuais. Quem desobedecer as regras deve pagar multa nos valores que variam de R$250 a R$30.000  conforme estabelecido no decreto. Todo valor arrecadado com as multas aplicadas está sendo revertido na aquisição de insumos para a vacinação da Covid-19.

Pelo menos 689 pessoas aguardam internamento em leitos de UTI ou enfermaria exclusivos para pacientes da Covid-19, no Paraná, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), atualizados nesta terça-feira (18). Segundo a Sesa, são 361 pessoas aguardando um leito de UTI e 328 que aguardam um leito de enfermaria. O pico da fila, desde o início da pandemia, foi no dia 16 de março, com 1.357 pessoas. A taxa de ocupação dos leitos UTI SUS para pacientes da Covid-19 está em 95%. Do total de 1.920 vagas disponíveis no estado, 103 estão livres.