Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados aprovam projeto que prevê ‘xepa’ da vacina da Covid-19 no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 17/08/2021 às 08:38.

Deputados aprovam projeto que prevê ‘xepa’ da vacina da Covid-19 no Paraná.//

Após receber vacinas extras, Foz do Iguaçu atinge 96% da população adulta com pelo menos uma dose.//

Policiais rodoviários viram réus na Justiça Militar do Paraná por esquema de propina.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


Os deputados estaduais aprovaram nesta segunda-feira, em segundo turno, um projeto de lei que prevê a regulamentação da “xepa” da vacina contra a Covid-19 no Paraná. O projeto deve passar pela votação da redação final nesta terça-feira para ir a sanção ou veto do governador. Conforme o texto, as doses de vacinas que sobrarem nos frascos serão usadas para imunizar as pessoas dos grupos prioritários. Se não aparecer ninguém do grupo ou se o prazo da vacina estiver perto do vencimento, as doses deverão ser aplicadas em pessoas com menos de 59 anos. Os profissionais de saúde de cada município terão que informar as doses que sobraram e fazer a convocação dos beneficiários, de acordo com cadastro prévio. O cadastro e a forma de convocação deverão ser detalhados pela Secretaria de Estado da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, aplicou a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19, até esta segunda-feira, em 96,04% da população adulta estimada. A cidade foi a primeira, entre as 10 maiores do estado, a vacinar pessoas com 18 anos. De acordo com a prefeitura, o aumento da celeridade na vacinação ocorreu porque o município recebeu 58.417 doses extras do Ministério da Saúde, por ser uma cidade que faz fronteira com o Paraguai e Argentina. Guaíra, Santo Antonio do Sudoeste e Barracão também foram contempladas por estarem em região do fronteira.

Dezenove policiais rodoviários estaduais se tornaram réus na Justiça Militar do Paraná acusados de desviarem mercadorias apreendidas com contrabandistas e cobrarem propina para liberar veículos com drogas. As denúncias do Ministério Público do Paraná contra os policiais foram recebidas pelo juiz Leonardo Bechara, na sexta-feira. Dos 19 réus, 15 estão presos pela operação “Força e Honra”, deflagrada pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo MP-PR contra o esquema. Os policiais trabalhavam em estradas da região de Maringá, no norte, e de cidades do noroeste. A suspeita é que os integrantes do esquema tenham faturado mais de R$ 10 milhões com propina e venda de mercadorias contrabandeadas.