Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados do PR aprovam criação de loteria estadual

Por Redação. Publicado em 08/12/2021 às 14:42.

Deputados do PR aprovam criação de loteria estadual.//

MP-PR pede exoneração por suspeita de nepotismo cruzado em Campo Largo.//

Pfizer diz que proteção contra Ômicron necessita de três doses.///

As informações com Jomar Valença.


Giro de Notícias Tarde

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira, em segunda votação, o projeto de lei que prevê a criação da Loteria do Estado do Paraná (Lotepar). A iniciativa, proposta pelo Governo do Estado, tramitava em regime de urgência na Assembleia Legislativa. Na justificativa, o Poder Executivo argumentou que a criação da loteria é uma forma de incrementar os cofres públicos, especialmente no período de crise econômica e sanitária. Para o funcionamento, entretanto, o governo ainda precisa definir alguns critérios, entre eles, se a execução de sorteios será pelo poder público ou empresas terceirizadas, por exemplo. Ainda não há data definida para o início do funcionamento da loteria.

 

O Ministério Público do Paraná emitiu uma recomendação à Prefeitura de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, para que exonere a filha do presidente da Câmara Municipal da cidade por suspeita de nepotismo cruzado. O pedido, direcionado ao prefeito Mauricio Rivabem, foi divulgado nesta quarta-feira. Segundo o MP, a filha do vereador Pedrinho Barausse (DEM) ocupa o cargo comissionado de diretora do Departamento de Gestão do Sistema e que a prática interfere na independência dos poderes.

 

Estudos preliminares demonstraram que três doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 neutralizam a variante Ômicron. O anúncio foi feito pelas empresas Pfizer e BioNTech, responsáveis pelo imunizante. A pesquisa, feita com testes de anticorpos, mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, a Pfizer e a BioNTech acreditam que essas duas doses podem proteger contra casos graves de covid-19. As farmacêuticas informaram que continuam avançando no desenvolvimento de uma vacina que seja específica para a Ômicron. A previsão é que o imunizante esteja disponível em março do ano que vem, se for necessário.