Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados entram com ação contra concessionárias de pedágio

Por Jornalismo. Publicado em 14/05/2021 às 08:02.

Deputados entram com ação contra concessionárias de pedágio. //

Aumenta o número de pessoas na fila de espera por leitos Covid no Paraná.//

Paraná é o segundo estado que mais aplicou a segunda dose da vacina contra a Covid-19.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Os deputados Requião Filho (MDB) e Adilson Chiorato (PT) entraram com uma ação popular na Justiça, cobrando das concessionárias do pedágio o pagamento de uma suposta dívida de quase R$ 10 bilhões que teriam sido arrecadados irregularmente pelas empresas, por erros de cálculo de degraus tarifários e obras não realizadas. A ação é baseada em relatório da Agência Reguladora do Paraná (Agepar) divulgado no mês passado, apontando recebimento de quase R$ 10 milhões, em valores atualizados, de 1998 a 2020, através de uma taxa embutida nas tarifas por obras de duplicação não feitas e erros nos cálculos de reajustes de tarifas pelas concessionárias Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia.

 

O sistema de saúde paranaense volta a sofrer para lidar com a demanda crescente por atendimento e internação de pacientes com Covid-19. Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, em menos de um mês, a fila de espera por um leito Covid no SUS mais do que dobrou. No dia 15 de abril, por exemplo, 250 pessoas aguardavam para serem internadas, 100 delas esperando por um leito clínico e 150 por um leito de UTI. No dia 13 de maio, no entanto, já eram 551 pessoas na fila, 265 aguardando por um leito clínico e 286 por leito de UTI.

 

O Paraná é o segundo estado que, proporcionalmente, mais aplicou a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O Levantamento do Consórcio de Veículos de Imprensa mostra que 9,4% dos paranaenses já completaram o esquema vacinal. Com essa porcentagem, o Estado fica atrás apenas de São Paulo, onde 10,71% da população recebeu as duas doses dos imunizantes. No recorte de números absolutos de doses aplicadas, com mais de 3,1 milhões, o Paraná ocupa a quinta posição entre as 27 unidades da Federação.