Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Desafios pós-pandemia na educação do Paraná

Por Comunicação. Publicado em 08/02/2023 às 12:06.

Novo Secretário da Educação no Paraná, Roni Miranda, assume a pasta destacando os investimentos em tecnologia, reforço na educação integral e os desafios da nova gestão.

Por Fernanda Nardo

A volta às aulas dos mais de 2 mil alunos da rede estadual do Paraná contou com novidades, como o reforço na educação em tempo integral e mais tecnologia ao alcance dos estudantes. São mais de um milhão de estudantes nas mais de 2.100 escolas espalhadas nos 399 municípios. Quem assume a gestão da Secretaria de Estado da Educação no Paraná é o professor Roni Miranda, que já fazia parte da equipe como Diretor de Educação e agora tem a missão de manter alguns bons resultados conquistados no Ideb e ainda vencer desafios no Paraná. De acordo com o secretário, um dos grandes aprendizados que a pandemia trouxe foi o uso da tecnologia na educação, que está sendo intensificada no Estado.

SONORA

Outra novidade na rede estadual é a ampliação da Educação em Tempo Integral, que neste ano letivo estará em 253 colégios, 86 instituições a mais que no ano passado. Ele destaca alguns diferenciais desta modalidade de educação.

SONORA

Segundo o secretário, apesar do foco tecnológico que o Governo do Paraná busca agregar à educação, um dos desafios é em relação à acessibilidade e a conectividade. Além disso, ele destaca que o Governo do Estado aposta nas aulas de reforço no contraturno escolar para combater o atraso no aprendizado deixado pela pandemia.

SONORA

O Paraná se manteve entre os estados que mais combateram o abandono escolar em 2021. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , o Estado obteve taxa de evasão de 1,3% entre alunos do Ensino Médio e de 0,6% entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. De acordo com Roni, a intenção é ampliar o programa de busca ativa para engajar os alunos nos estudos e diminuir ainda mais esses números, que ainda preocupam.

SONORA