
Um desembargador do Paraná, que teria “menosprezado” estados do Norte e Nordeste se tornou alvo de um processo disciplinar na Corregedoria Nacional.
Por Marinna Prota
O desembargador Mário Helton Jorge, do Tribunal de Justiça do Paraná, vai ser alvo de uma reclamação disciplinar, aberta pela corregedoria nacional. O processo foi aberto nesta terça-feira (18) pelo corregedor de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. O objetivo é apurar a conduta do magistrado durante uma sessão de julgamento on-line da 2.ª Câmara Criminal, realizada na última quinta-feira (13).
Naquele dia, o desembargador afirmou que o estado do Paraná estaria em um nível superior aos demais estados das regiões Norte e Nordeste.
SONORA
Para o corregedor nacional, a fala de Mário Jorge foi feita fora de qualquer contexto referente ao caso julgado e o conteúdo pode ter conotação preconceituosa e xenofóbica. O ministro também determinou que sejam prestadas informações no prazo de 15 dias.
Em nota, publicada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, no dia 15 de abril, a entidade confirmou que “o magistrado já reconheceu a inadequação de suas manifestações, apresentando as suas necessárias desculpas”.