Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Desinfetante feito de própolis traz alternativa mais efetiva à higienização de alimentos

Por Jornalismo. Publicado em 23/12/2021 às 17:27.

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná desenvolveram um desinfetante feito de própolis que substitui a água sanitária na higienização de hortaliças. O produto já foi aprovado e está disponível para empresas que queiram produzir.

por Cecilia Sizanoski sob supervisão de Chirlei Kohls
parceria Rede AERP de Notícias e Agência Escola UFPR

A água sanitária, ou hipoclorito de sódio, é muito usada para higienizar alimentos nas casas e indústrias, mas a longo prazo e se usada de maneira errada pode trazer riscos à saúde. Foi observando esse problema que um grupo de pesquisadores do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná começou a buscar uma solução: um sanitizante natural.
A professora e orientadora de mestrado do Programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição Sila Mary Rodrigues Ferreira conta sobre a iniciativa.

SONORA

Assim, o grupo em sua maioria formado por professores e alunos do programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição da UFPR desenvolveu um produto feito de própolis e glicina. O própolis é a resina produzida pelas abelhas e a glicina é um aminoácido, geralmente em pó, muito usado para remover parasitas de alimentos.
O sanitizante inventado pelos cientistas se sobressai não só por ser natural, mas também por superar aqueles que já circulam no mercado em relação à proteção contra parasitas, como apontou a pesquisadora e doutoranda que fez parte da pesquisa Juliana da Silveira.

SONORA

Além de evitar problemas para a saúde e para o meio ambiente, outra vantagem diz respeito às famílias que vendem própolis, que segundo a professora Sila, geralmente são pequenos produtores que precisam de incremento na renda.

SONORA

O novo desinfetante é propriedade da Universidade Federal do Paraná e está disponível para licenciamento. Empresas que tenham interesse em comprar a patente precisam entrar em contato com a Superintendência de Parcerias e Inovação, pelos e-mails e telefones disponíveis no site www.spin.ufpr.br.
Também fizeram parte da pesquisa e desenvolvimento do sanitizante o professor do Departamento de Nutrição Diego Averaldo Guiguet Leal e a professora do Departamento de Patologia Básica Márcia Regina Beaux, assim como a aluna participante de iniciação científica Natália de Almeida Correa Alfredo.