A alíquota do IPVA varia de 3,5% ou 1% do valor do veículo e é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Paraná.
Por Marinna Prota
Quem possui um veículo usado já pode conferir o valor dele na tabela FIPE. A desvalorização do bem vai trazer uma consequência positiva para o ano que vem. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Fazenda e da Receita Estadual do Paraná, quase dois milhões e 700 mil veículos, cerca de 60% da frota paranaense, poderão ter reduções no Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), veículos fabricados entre 2009 e 2022 apresentam redução média no valor de 2,29%. Com isso, o valor do tributo também deve reduzir, como explica o coordenador da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual, Ezequiel Santos.
SONORA
De acordo com a Fazenda, mais de 650 mil veículos, 14% da frota, terão uma redução superior a 10%. A secretaria tributa com o IPVA veículos fabricados de 2004 em diante, o que compreende cerca de cinco milhões e 800 mil veículos no Paraná.