Detentos em regime semi-aberto e agentes penitenciários são presos em operação do Gaeco em Francisco Beltrão.// Produção industrial do Paraná cresce 2,8% em dezembro.// Secretaria de Saúde de Curitiba alerta para tabela falsa de vacinação que circula no WhatsApp.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou nesta terça-feira uma operação de combate a organizações criminosas que atuam na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva nas cidades de Francisco Beltrão, Pato Branco e Mariópolis, no Sudoeste do estado, e no município paulista de Itaí. As ordens de prisão foram cumpridas contra dois detentos, que estavam em regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica, e dois agentes penitenciários. De acordo com as investigações, agentes penitenciários, detentos e familiares de presos atuavam para permitir a entrada de objetos ilícitos na unidade prisional, como celulares, drogas, cigarros e itens utilizados para fugas.
O Paraná encerrou dezembro de 2020 com registro de crescimento na produção industrial de 2,8% em relação a novembro. Foi o 8º mês consecutivo de resultado positivo. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje IBGE. Em comparação com o resultado nacional, o Paraná manteve alta, com crescimento médio de 0,9% em dezembro. Dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, 11 tiveram saldo positivo no último mês de 2020. Apesar dos índices positivos, o Paraná ainda fechou 2020 com saldo negativo na indústria se comparado a 2019. No acumulado do ano passado, a produção industrial teve queda de 2,6%.
A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba fez alerta a população sobre uma escala de vacinação para idosos falsa que circula nas redes sociais, principalmente no WhatsApp. No texto falso, a vacinação contra a Covid-19 em idosos é iniciada no dia 1° de março. É importante ressaltar que o canal de comunicação oficial sobre o plano de vacinação contra a Covid-19 em Curitiba é realizado através do aplicativo ‘Saúde Já’ ou pelo site saudeja.curitiba.pr.gov.br. A ferramenta é gratuita. As informações oficiais sobre os estágios e escala da vacinação contra a Covid-19 em Curitiba estão no site da Prefeitura de Curitiba.